domingo, 30 de maio de 2010

Oque é o Proinesp?




Projeto Informática na educação Especial :
O que é o Proinesp
O MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Especial – SEESP – vem desenvolvendo o Programa de Informática na Educação Especial – PROINESP - com o propósito de oportunizar a inclusão digital e social de pessoas com necessidades educacionais especiais - PNEEs.O PROINESP consiste, basicamente, na implantação de laboratórios de informática em escolas públicas municipais e estaduais e entidades sem fins lucrativos para a Educação Especial, envolvendo paralelamente o financiamento para formação dos professores, através de cursos a distância e em serviço, com vistas à aplicação desses recursos tecnológicos junto aos alunos especiais. O Projeto de Informática na Educação Especial (Proinesp), idealizado pela Secretaria de Educação Especial (SEESP),foi desenvolvido juntamente com a Fundação Nacional das APAEs (FENAPAES) com o objetivo de contemplar escolas parceiras de instituições não-governamentais que atendem pessoas portadoras de necessidades especiais com laboratórios de informática. No entanto, é imprescindível o preparo dos professores das respectivas instituições para que façam o uso correto desses equipamentos com objetivos educacionais. O Proinesp tem como objetivos gerais capacitar em serviço os professores participantes para o uso pedagógico das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e também auxiliar esses professores na implantação, nas respectivas instituições, de atividades de uso das TIC integradas às atividades curriculares que desenvolvem.Para isso, a SEESP, em convênio com o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied-UNICAMP), estão realizando cursos de formação de professores usando tecnologias de educação a distância para capacitar os professores tornando-os hábeis a transmitir o que aprenderam sobre o uso da informática na educação e também para que consigam unir atividades não-informatizadas com informatizadas voltadas ao processo de aprendizagem criando condições para que o aluno construa seu conhecimento.
O ensino a distância via Internet foi escolhido pelo fato de possibilitar a formação de um maior número de professores a um só tempo, tornando-os aptos a repassar simultaneamente o aprendizado aos alunos, agilizando o processo de integração com as novas tecnologias e, conseqüentemente, diminuindo o “abismo” educacional que separa as pessoas com necessidades especiais da sociedade em geral. Estudos e investigações em âmbito internacional comprovam que a utilização pedagógica das TIC podem alcançar ótimos resultados na Educação Especial.Uma das vantagens das TIC é a quebra do isolamento da pessoa portadora de necessidades especiais que, por falta de local ou por condições sociais, ficam impedidas de ter acesso à informação de forma interativa. Este é o PORTAL DO CURSO PROINESP, um espaço criado para que os professores ex-alunos dos cursos de formação possam dar continuidade às trocas de experiências e de compartilhamento de suas descobertas e de conhecimentos construídos. O acesso é restrito e, para participar, você receberá um login e senha, através do seu email. Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe através do email proinesp@gmail.com pois o sistema não reenvia sua senha automaticamente!

5 comentários:

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  2. Olá Claudineia!
    O maximo essa proposta de capacitação para uso de tecnologia com portadores de necessidades especiais!!! Adorei e espero que inspire muitos outros projetos semelhantes - capazes de levar o tecnologia para todos, verdadeiramente.

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  3. A Educação Especial merece um atenção maior mesmo, ótimo projeto.

    Nandilene - Polo Cantagalo
    http://nandilene-educartransforma.blogspot.com/

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  4. A matéria é interessante, principalmente em se tratando do acesso às TICs aos portadores de NEE. A inclusão ainda é difícil de se realizar em sua plenitude, pois muitos professores não estão capacitados e/ou não querem trabalhar com crianças com certas dificuldades, pois não se sentem capazes para isso. Imaginem trabalhar com esses alunos a informática.Nesse âmbito, para que haja realmente uma inclusão dos alunos às classes e destes às TICs faz-se necessário não tão somente a capacitação dos professores, como a estruturação da escola, mas principalmente o comprometimento, a mudança de paradigma educacional dos docentes.
    Parabéns pela matéria.

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  5. Ola, Claudineia
    Interessantíssima a sua matéria. Relamente as pessoas portadoras de necessidades especiais acabam por serem excluidas das atividades tecnológicas.
    Uma causa que a colega anterior colocou é a capacitação dos professores.Eu acredito que essa seja a maior barreira no processo educacional.
    Parabéns
    Karla Niterói
    karlaarmstrong.blogspot.com

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